quarta-feira, 16 de março de 2011

SINDIFAC no Diário Oficial

Senhores (as) Farmacêuticos (as),

Segue cópia da ATA publicada no Diário Oficial do Estado do Acre, para ciência e cumprimento legal dos direitos que nos assistem.


Clique na imagem para ampliar!

Diário Oficial Nº10.501, Pag 39 - 11 de Março de 2011

Para quem quiser conferir o Diário Oficial do dia 11 de Março de 2011 na íntegra, basta clicar aqui.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia Nacional do Farmacêutico




Categoria comemora a data no Acre com ação social e serviços de saúde

Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários, experts no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal. Nesta quinta-feira, 20, é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Para celebrar a data, o Sindicato dos Farmacêuticos do Acre (Sindifac) realizou na manhã de hoje a prestação de alguns serviços de saúde para a população acreana gratuitamente.


Foram oferecidos testes de glicemia, aferimento da pressão, índice de massa corporal, além da distribuição de tabelas com informativos nutricionais e camisinhas. A ideia também foi de explicar para a população a importância da profissão. Atualmente, existem cerca de 250 farmacêuticos em todo o Estado.


“Para começar, sem os farmacêuticos não haveria remédios”, sintetiza Francisco de Araújo Silva, presidente do Sindifac. Eles são peritos no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos. Esse profissional presta o trabalho de assistência farmacêutica e pode assumir responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias e outras funções. Podem também atuar na pesquisa e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Na área alimentar, responsabilizam-se tecnicamente pela análise, interpretação e emissão de laudos. Com curso específico é habilitado também para fazer acupuntura.


No Brasil, podem atuar em cerca de 71 atividades diferentes. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmácia, hospital, na indústria, em laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras atividades e lugares.


Divulgado anteriormente em Agência de Notícias do Acre.